Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui:
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa Água Doce é tema de encontro em Natal, no Rio Grande do Norte

  • Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 17h46

Atividade busca fortalecer a integração das instituições responsáveis pela iniciativa, que já atende 40 municípios do estado

240619 agua internaBrasília-DF, 24/6/2019 - O Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD) no Rio Grande do Norte será realizado no município de Natal, no próximo dia 27 de junho. O objetivo é fortalecer a integração das instituições responsáveis pela execução do programa, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Durante a atividade, também são realizadas capacitações de técnicos dos núcleos gestores e de representantes dos municípios e das comunidades. No centro dos debates estão o papel de cada ator na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização, tendo como foco as áreas de saúde e educação das cidades envolvidas. Serão abordados dois aspectos principais: a operação dos sistemas e sua institucionalização como equipamento social para atender com água de qualidade os usuários dos serviços públicos de saúde e educação.

Além de coordenadores e gestores nacionais e locais do PAD, estarão reunidos representantes de empresas, instituições parceiras e das comunidades atendidas. Haverá, ainda, uma oficina de capacitação para a operação dos sistemas de dessalinização.

Encontros

Os encontros já ocorreram nos estados da Bahia, Paraíba e de Alagoas. Em julho, será a vez de Teresina, no Piauí (11 e 12); e Fortaleza, no Ceará (25 e 26). A atividade na cidade de Tobias Barreto, em Sergipe, será nos dias 1º e 2 de agosto; e em São Luís, no Maranhão, em setembro.

Água Doce

O Programa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do semiárido.

Já foram entregues 639 sistemas de abastecimento. Desse total, 69 estão instalados em 40 municípios no Rio Grande do Norte. Cerca de 30 mil pessoas são atendidas com água potável obtida por meio de dessalinilizadores do Água Doce. Outros 35 estão em fase de implantação e devem iniciar a operação até o final do ano. O investimento total – federal e contrapartida do estado – é de R$ 24 milhões.

Atualmente, há 248 sistemas no Ceará, 145 na Bahia, 80 Alagoas, 50 na Paraíba, 29 em Sergipe e 18 no Piauí.

Serviço

Encontro Estadual do Programa Água Doce

Data: 27/6 (quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Auditório da Escola de Governo Centro Administrativo do Estado (Av. Salgado Filho, s/n, bairro Lagoa Nova - Natal/RN).

registrado em:
Fim do conteúdo da página