38 programas ambientais - Programa de Conservação de Fauna e Flora - PBA 23

 

 

A execução do Programa de Conservação da Fauna e da Flora é de vital importância para impedir a ocorrência, mitigar e compensar os impactos negativos, bem como otimizar os impactos positivos a serem provavelmente impostos ao ambiente da caatinga. Este programa pretende fornecer diretrizes para a conservação da flora e fauna locais, e fornecer subsídios para uma gestão adequada e racional, de forma que o empreendimento seja biologicamente sustentável.

 

Com recursos do Ministério da Integração Nacional foi construído o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), localizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, em Petrolina, Pernambuco. O CEMAFAUNA é uma unidade de triagem de animais silvestres, que tem como objetivo principal o manejo e tratamento da fauna resgatada e monitorada na área de influência do projeto.

 

Desde 2008, a equipe do CEMAFAUNA já resgatou mais de 86 mil animais. Desses, 73,1 mil (85%) retornaram à vida selvagem. O processo de resgate se inicia antes da execução das obras. Equipes de especialistas monitoram e analisam as espécies encontradas no trecho, que são levadas para o Centro, para tratamentos e estudos e posterior recondução ao seu habitat.

 

Sementes e mostras vegetais também são coletadas para a ampliação do conhecimento científico sobre a flora da região e para posterior utilização na recuperação de áreas degradadas.

 

PBA - 23 - Arquivo pdf - Tamanho: 2.669 KB