Últimas Notícias

Ministério da Integração Nacional reconhece emergência em 81 municípios

Ministério da Integração Nacional reconhece emergência em 81 municípios

No estado de Alagoas, 68 cidades foram afetadas pelo extenso período de seca e estiagem
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: 20/03/2017 | 13:29

Última modificação: 23/03/2017 | 19:11

Brasília-DF, 20/3/17 - O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (20), situação de emergência em 81 municípios brasileiros nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Nos oito estados, regiões foram atingidas por desastres naturais diversos, como seca e estiagem, chuvas intensas, alagamentos e deslizamento de solo. A medida é o primeiro passo para que as prefeituras recebam apoio federal para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.

No estado de Alagoas, 68 cidades foram prejudicadas pelo extenso período de seca e estiagem. O mesmo ocorreu com os municípios baianos de Miguel Calmon, Nova Itarana, Pé de Serra e Pindobaçu, além de Colatina, no Espírito Santo, e Graccho Cardoso, em Sergipe.

Já as cidades Mariápolis (SP), Uru (SP) e Itaituba (PA) foram atingidas por chuvas intensas, situação que também provocou enxurradas em Conceição do Araguaia e alagamentos em Rio Maria, ambas no Pará.

Também obtiveram reconhecimento federal de situação de emergência os municípios Tefé (AM), que teve estruturas danificadas pelo deslizamento de uma encosta, e Porto Belo (SC), onde uma ponte foi destruída.

Apoio emergencial - Para obter auxílio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração, os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR) e um relatório com o diagnóstico de danos. Os dados são disponibilizadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.

Acesse as portarias.

Ouça o boletim de rádio.