Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID

Publicação: 21/09/2012 | 13:58

Última modificação: 20/05/2015 | 19:59

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID visa a informatizar o processo de transferência de recursos em virtude de desastres. O objetivo é qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, já que, além de agilizar o processo, garante o acesso a informações sobre desastres em diversos níveis.

Para tanto, o desenvolvimento do S2ID foi organizado em dois grupos de acesso. Um deles refere-se à gestão do processo e conta com três módulos: Registro e Reconhecimento; Solicitação e Liberação de Recursos; e Fiscalização e prestação de contas. O outro grupo de acesso refere-se à consulta de informações em três níveis: Banco de Dados e Análise Espacial; Atlas Brasileiro de Desastres Naturais; e Biblioteca Virtual.

O grupo de consulta foi concluído a partir de uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de Santa Catarina CEPED/UFSC e contém informações relativas a desastres produzidas nos últimos 20 anos. Essas informações estão disponíveis para qualquer interessado, no próprio Sistema, e continuarão a ser alimentadas pelos dados inseridos no S2ID.

Quanto ao grupo de gestão, o primeiro módulo já foi concluído e se refere ao registro do desastre e ao reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública. Sua função é manter o banco de dados nacional atualizado sobre as ocorrências de desastres, além de informatizar o processo de reconhecimento. Esse módulo está em fase de implantação e seu uso será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2013, quando não será mais aceita a solicitação de reconhecimento federal por meio físico (papel), somente por meio do sistema.

Os dois módulos restantes serão ainda desenvolvidos. Um deles é o de "Solicitação e Liberação de Recursos", que tem três objetivos: manter o banco de dados nacional atualizado sobre a aplicação de recursos; informatizar o processo de solicitação e de liberação de recursos; e instrumentalizar Estados e municípios para que as especificações dos projetos sejam mais claras e precisas.

Por fim, será desenvolvido o módulo de "Fiscalização e prestação de Contas", cujo objetivo é manter o banco de dados nacional atualizado sobre a fiscalização e a prestação de contas e informatizar este processo.

 

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Material de Apoio

Vídeo aulas - Em formato wmv

Vídeos produzidos pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de Santa Catarina - CEPED-SC.

Atenção: os vídeos também estão disponíveis no perfil You Tube deste ministério, na lista de reprodução da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.